domingo, 7 de novembro de 2010

Eleições e Xenofobia

As eleições de 2010 trouxeram à tona várias discussões. O Twitter nunca foi tão bombardeado por mensagens ofensivas quanto à descoberta da eleição de Sra. Dilma Rousseff para o cargo de Presidente da República.

É sabido que o maior eleitorado do PT localiza-se nas Regiões Norte e Nordeste. É sabido também que grande parte dos Estados dessas duas regiões são varridos por pobreza, seca, fome, doenças, baixo índice de escolaridade, alto índice de mortalidade infantil e criminalidade. O poder concentra-se nas mãos de poucos e a grande maioria sofre as mais diversas provações. Essas regiões possuem um grande número de pessoas inscritas em programas assistenciais do Governo Federal - Bolsa Escola, Bolsa Família e outras fontes de renda. Isso gerou revolta aos moradores das Regiões Sul e Sudeste, que acumulam maior carga tributária, aglomeração de pessoas em metrópoles, caos no transporte público, violência urbana, êxodo rural - pricipalmente de pessoas das regiões Norte e Nordeste, que inflam as cidades e acabam novamente na miséria ao darem-se conta de que aqui não é um mar de rosas como pensavam e o que é pior: sem dinheiro para voltarem para a cidade de origem.

É compreensível a revolta de alguns ao depararem-se com mais quatro anos sob Governo do PT. O que não justifica em nada as ameaças, os xingamentos e o visível muro separando essas regiões. Porém, apesar do teor extremamente pesado - e até mesmo de mau gosto - de alguns, nada disso passou de um desabafo de um povo descontente com o modelo de Governo Federal. Existem poucos incentivos para que as pessoas mais pobres SAIAM dessa condição. Muitos sabem que é mais fácil "mamar nas tetas do Governo" aproveitando-se desses programas assistenciais que não possuem data definida para acabar. Ou seja, os que realmente precisam, se esforçam e acabam saindo desses programas acabam carregando o estigma de "vagabundos sem vergonha" por terem utilizado esse auxílio apenas porque alguns, agindo de má fé, fazem disso uma fonte de renda permanente, não trabalhando, não fazendo absolutamente NADA para mudar a situação.

Ao invés de preocuparem-se com o que dizem de agressivo, analisem o problema mais a fundo antes de decidir se devem processar fulana ou cicrana. Os escândalos da Casa Civil, Mensalão, quebra de sigilo, tráfico de influência, nepotismo, desvio de verba de campanha, licitação do Metrô de São Paulo, dólar na cueca, na bíblia e mais o escambau foram colocados em segundo plano porque uma doida postou uma idiotice em seu profile do Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...