segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Preconceito - a gente vê por aqui

Mayara Petruso foi - e ainda é - notícia devido ao teor de suas postagens em redes sociais. Ela passou a ser ré no momento em que denegriu a integridade dos moradores da Região Norte e Nordeste. A Ordem dos Advogados do Brasil - OAB - entrou com um processo por XENOFOBIA contra a estudante. Já não bastava a revolta da guria em relação à eleição de Dilma Rousseff para o cargo de Presidente da República, agora enfrentará um processo por ter postado sua opinião pessoal em uma rede social.

O que não faltaram foram pessoas que discordavam da opinião dela - e outros que concordavam totalmente. Julgaram o teor de suas palavras - verdadeiros ou ofensivos, estúpidos ou realistas. Enfim, cada um teve sua opinião em relação às postagens. Apenas uma coisa não ficou clara para mim.

Quando um cidadão afro-descendente usa uma camisa com os dizeres "100% NEGRO" é orgulho da raça. Se um caucasiano usar uma camisa "100% BRANCO", é preconceituoso. Se um gay usa uma camisa "ORGULHO GAY" é louvável. Um hétero utilizando "ORGULHO HÉTERO" é fascista. Existem cotas de 30% para negros nas universidades. Isso significa que os negros disputam entre si, enquanto os brancos se estapeiam para conseguir entrar. DETALHE: ocorreram vários casos em que um negro conseguiu a vaga com pontuação ABAIXO de um branco que ficou de fora. Os gays podem dar seus chiliques à vontade, podem "cantar" héteros sem problemas. Se um hétero se revolta e processa, os gays são discriminados. Os nordestinos LARGAM a terra deles, das quais se orgulham tanto, para inflar as cidades do Sul e Sudeste em busca de emprego. Dormem nas ruas, invadem propriedades privadas, passam por necessidades e poucos conseguem até mesmo voltar às suas cidades de origem. Fora que ocupam vagas dos moradores dessas regiões. Mas se falamos isso, é xenofobia.

Preconceito é sentimento humano, portanto, existe em TODAS as pessoas. Poucas são as honestas ao ponto de dizê-lo - hoje em dia qualquer coisa é passível de processo. Mas formação de grupos é natural, instintiva. Garante nossa sobrevivência - e sanidade. A privação disso não passa de mera censura hipócrita e demagoga, disfarçada de necessidade de organização social e estabelecimento da ordem pública. Mas, no fundo, não passa de um engodo descarado para tentar mascarar a repulsa que um sente pelo outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...